Energia Solar Fotovoltaico

A conversão directa de energia solar em energia eléctrica, por via fotovoltaica, contribui para a preservação do nosso meio ambiente. Elimina-se assim o impacte ambiental negativo que resultaria da utilização de outras formas mais poluentes para produção de energia eléctrica.

Unidade de Pequena Produção

A Unidade de Pequena Produção (UPP) é um investimento de longo prazo. O investidor adquire um sistema fotovoltaico e vende a energia produzida à rede.

Como funciona a Unidade de Pequena Produção (UPP)?

A Unidade de Pequena Produção (UPP) substitui os anteriores regimes de microprodução e miniprodução. A UPP é instalada num local de consumo e a energia produzida é totalmente injetada na rede pública (RESP).

Qual é a potência de ligação permitida por UPP?

A potência de ligação da UPP tem de ser inferior à potência contratada na instalação de consumo. O limite máximo da potência é de 250kW. Numa base anual, a energia produzida pela UPP não pode exceder o dobro da eletricidade consumida na instalação de consumo.

Qual é a renumeração das UPP?

A atribuição de tarifa é baseada em leilão com desconto à tarifa base. O modelo de licitação prevê que os concorrentes ofereçam descontos à tarifa de referência. A energia injetada na rede fora dos limites estabelecidos para as UPP não é remunerada.

A tarifa de remuneração atribuída em leilão vigora por um período de 15 anos. Durante o prazo de vigência da respetiva tarifa, o produtor não pode optar por aderir a outro regime. Após termo do período de 15 anos o produtor entra no regime geral de produção em regime especial.

Sistema de Autoconsumo

Com a entrada em vigor da nova lei do autoconsumo, Decreto-Lei nº 153/2014, particulares e empresas podem produzir e consumir a sua própria energia eléctrica através de painéis fotovoltaicos.

Como funciona o Autoconsumo?

Um sistema de autoconsumo permite produzir localmente a sua própria energia e contribuir diretamente para a redução dos custos energéticos da habitação / empresa.

Modelo de funcionamento (Potência >1,5kW):

• A unidade de produção (UPAC) produz preferencialmente para satisfazer necessidades de consumo

• A energia elétrica produzida é instantaneamente injetada na instalação de consumo

• O excedente produzido é injetado na RESP, evitando o desperdício

• A UPAC é instalada no local de consumo

• A Potência de ligação da UPAC tem de ser inferior à potência contratada na instalação de consumo

• A Potência da UPAC não pode ser superior a duas vezes a potência de ligação

É preciso solicitar alguma autorização?

Depende da dimensão de cada unidade de produção. A dimensão é avaliada consoante a potência instalada de cada instalação (unidade de produção). Assim:

- Instalação de autoconsumo igual ou inferior a 200W: Não carece de qualquer comunicação.

- Instalação de autoconsumo superior a 200W e igual ou inferior a 1,5kW: Carece de comunicação prévia de exploração, através do sistema electrónico de registo das unidades de produção.

- Instalação de autoconsumo entre os 1,5 kW e 1 MW: Carece de registo prévio e obtenção de certificado de exploração.

- Unidades de produção superiores a 1 MW: Carece de obtenção de licenças de produção e de exploração.

As vantagens de Autoconsumo?

Tem um impacto directo na redução da conta da electricidade, o autoconsumo como medida de eficiência energética irá ajudar a alterar padrões de consumo e escolha de equipamentos, dando maiores benefícios de poupança ao produtor-consumidor: pequenas alterações como por exemplo colocar em funcionamento as máquinas de lavar roupa durante o dia, transformar a produção de águas quentes através de meios eléctricos, entre outras medidas.

E por último, mas não menos importante é o facto de uma instalação de autoconsumo fotovoltaico apostar numa energia 100% limpa e renovável. Vai ajudar activamente na redução das emissões CO2 e contribuir diretamente para a redução da dependência fóssil e a independência energética nacional. Com uma instalação de energia solar reduz a sua pegada ecológica e deixa um mundo melhor para as futuras gerações.

Sistemas Isolados Fotovoltaicos

A eletricidade produzida por um sistema fotovoltaico isolado não é canalizada para a rede pública, mas utilizada para o consumo próprio. Trata-se de uma técnologia que exige pouca manutenção. É a alternativa ideal e ecológica para locais isolados e sem rede elétrica. Existe uma distinção básica entre os sistemas DC (12, 24 ou 48 V) para alimentar equipamentos DC e os sistemas AC (230 V) para aplicações domésticas.

Num sistema isolado não se pode consumir mais energia de forma contínua do que os painéis produzem. A bateria é utilizada para um armazenamento temporário e para garantir uma reserva de energia. Quanto mais potência é extraída, menor será o período de vida. É importante considerar quanta energia será necessária e quando.

Se a energia é necessária durante o dia, a capacidade da bateria pode ser reduzida, tendo em conta que a bateria será carregada simultaneamente pelos painéis. Se a energia for principalmente necessária à noite, a capacidade da bateria deverá ser aumentada. Alguns equipamentos têm picos de potência no arranque, como por exemplo os frigoríficos, influenciando assim a escolha do inversor.

Projetos Fotovoltaicos "Chave na mão"

Realizamos projetos de energia solar desde o início, aconselhamos e prestamos acompanhamento profissional. As nossas soluções chave na mão incluem o planeamento, implementação e arranque da instalação. Implementamos no seu telhado ou terreno uma instalação solar de qualidade, fiável e dentro dos prazos combinados.

Projetos futuros tornam-se realidade com o parceiro certo. A Anasolar tem uma equipa de engenheiros e técnicos especializados em grandes sistemas de energia solar. Se é investidor, promotor ou responsável de projeto tire proveito do nosso know-how. As nossas soluções baseiam-se em planeamento e execução eficientes, em produtos certificados de alta qualidade.

Product Title
Product Title
Product Title
Product Title
Product Title
Product Title
Product Title
Product Title
Product Title
Product Title
Product Title