Energia Solar Térmico

Sistema Solar Térmico em Termossifão

Este sistema é a solução mais rápida, simples e económica para o aquecimento da água. Trabalha apenas com a radiação solar e não são necessários quaisquer acessórios como bombas de circulação, sondas ou outros.

Como funciona o Sistema em Termossifão?

A radiação solar incide sobre a cobertura de vidro que compõe a parte superior do coletor solar, penetrando no interior do painel solar.

O calor é transferido para o fluído que circula pela tubagem, tornando-o menos denso, o que provoca a sua subida do coletor para o depósito de água.

A troca de calor é feita para a água de consumo, o fluído térmico arrefece e desce para os colectores, reiniciando–se o ciclo. O depósito deve ficar sempre acima dos colectores solares.

Sistema Solar de Circulação Forçada

Este sistema é indicado para quem já possui caldeira para aquecimento central, recuperador de lareira ou queira aquecer a piscina. Nesta solução o depósito solar interno junta o sistema de aquecimento solar com os sistemas já existentes, dando sempre prioridade ao aquecimento solar. Os restantes sistemas apenas interferem quando a energia solar é insuficiente.

Como funciona o Sistema de Circulação Forçada?

A radiação solar incide sobre a cobertura de vidro que compõe a parte superior do colector solar, penetrando no interior do painel solar.

O calor é transferido para o fluído que circula pela tubagem. O fluído quente, circula em circuito fechado e transfere calor através da serpentina do depósito para a água de consumo.

A circulação do fluído é gerida pelo controlador diferencial e pelo grupo de circulação em função das temperaturas medidas.

Este sistema não se aplica apenas a vivendas. Temos igualmente soluções técnicas para edifícios de apartamentos de vários pisos.

Pode também ser utilizado no aquecimento de piscinas, desde que coberto o espelho aquático durante a noite e sempre que fora de serviço. Em casos específicos pode apoiar-se o sistema de aquecimento central.

Em qualquer uma das soluções apresentadas em cima, desde que bem dimensionados os sistemas, a factura energética reduz-se normalmente em 70%, mas não só...

Product Title
Product Title
Product Title
Product Title
Product Title